Descrição Description

Logo Museu Etnográfico de Vilarinho da FurnaNos finais de 1968, o movimento humano de Vilarinho da Furna congregou-se para atingir um único fim: recolher o património etnográfico da aldeia e salvaguardá-lo. A sua inventariação representou um trabalho em conjunto, do povo de Vilarinho da Furna, da Junta de Freguesia e do Sr. Dr. Manuel Azevedo Antunes. O espólio concentrado representava o sector agrário, as tradições comunitárias, a vida doméstica e a ruralidade genuína da vida dos habitantes da aldeia.

O Museu Etnográfico surge então da vontade manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia de Vilarinho da Furna, com a função de albergar o espólio recolhido, e no ano de 1981, a Câmara Municipal de Terras de Bouro deu início à sua construção, consubstanciada no aproveitamento de matéria-prima originária da aldeia, sendo inaugurado a 14 de Maio de 1989.

Trata-se de uma construção de arquitetura popular em alvenaria tradicional, cujo desenho final enquadra-se, com perfeição, na cultura edificada da aldeia de Campo do Gerês.

Nota: A exposição etnográfica referente a Vilarinho da Furna, por se encontrar no 1.º piso do edifício não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

• Horário (terça-feira a domingo):
    9:30h às 12h:30h e das 13:30 às 17:00h
    Ultima Entrada: 16:30h
  • Encerrado: segundas-feiras, 25 de dezembro, 1 de janeiro, e domingo de Páscoa.

Ingressos Tickets

Individual 2,00€
Residentes e Naturais
No concelho de Terras de Bouro
Aposentados 1,00€
Grupos (+ 10 pessoas)
Preço por pessoa, incluindo crianças de todas as idades e adultos.
Crianças até 12 anos
Exceto em grupos, onde o valor é de 1€ por criança.
Grátis

Nota: O valor de ingresso é único e dá acesso às três áreas do Núcleo Museológico de Campo do Gerês, nomeadamente, Museu da Geira, Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna e Porta do Parque Nacional de Campo do Gerês.

Galeria de Imagens Photo Gallery