A Geira, também conhecida por Via Nova ou Via XVIII (classificada como Património Nacional) do Itinerário de Antonino que ligava Bracara Augusta (Braga) à Asturica Augusta (Astorga) é um extraordinário complexo arqueológico romano que mantém, praticamente intactos, ao longo dos 30kms concelhios, pontes, muros e calçadas.
Carateriza-se por possuir a maior concentração de marcos miliários epigrafados no noroeste peninsular, muitos dos quais com inscrições datáveis entre o final do séc. I e o séc. IV d.c.
Museu da Geira
O Museu da Geira tem como programa museográfico a abordagem das técnicas de construção das Vias Romanas, os edifícios de apoio, bem como os transportes utilizados na época.
Aldeia de Vilarinho da Furna
Vilarinho da Furna foi uma aldeia comunitária, cujas origens se perdem nas brumas da memória. Desde 1971 que esta aldeia está submersa pela albufeira da barragem de Vilarinho da Furna e com ela uma grande riqueza etnográfica.
Contudo, quando a barragem é esvaziada para limpeza ou quando o nível das águas desce em períodos de seca, podem ver-se ainda as casas, os caminhos e os muros da antiga aldeia.
Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna
Recria a aldeia comunitária que ficou submersa pelas águas da barragem de Vilarinho da Furna. De portas abertas desde 1989, é uma mostra viva da salvaguarda do património etnográfico daquilo que foi Vilarinho da Furna.
Património Arqueológico
Descobrir Terras de Bouro, a par com a sua riqueza natural, é também recuar no tempo e vivenciar experiências em locais de incalculável valor cultural que outrora foram ocupados pelos mais remotos antepassados. É visitar locais ricos em vestígios da ocupação humana desde o Paleolítico até à atualidade que refletem a antiguidade e autenticidade deste território de montanha.