Parque Nacional Peneda-Gerês
Mata da Albergaria Reserva da Biosfera

O Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG)  carateriza-se pela riqueza do seu património natural e cultural, sendo um dos últimos redutos do país onde se encontram ecossistemas no seu estado natural, com reduzida ou nula influência humana, integrados numa paisagem deslumbrante.
A Mata da Albergaria, considerada o “coração do PNPG”, corresponde a um desses sítios e está distinguida como uma das Reservas Biogenéticas da Europa.

Serra do Gerês e Serra Amarela

A Serra do Gerês e a Serra Amarela representam a segunda e nona elevação mais alta de Portugal Continental e marcam profundamente a paisagem, uma com as suas florestas de espécies autóctones e a outra onde predominam os matos.

Miradouros

Os miradouros são janelas abertas para apreciar a imensidão paisagística deste património natural. Conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês é visitar os vários miradouros situados no concelho.
O miradouro da Pedra Bela é um dos locais mais famosos do Gerês, onde é possível avistar a albufeira da Caniçada, os rios Gerês e Cávado que serpenteiam a serra e a fauna e flora características desta rara e impressionante beleza paisagística.

Cascatas

O predomínio de cascatas, lagos e cursos de água dá uma beleza incomparável à paisagem montanhosa. A Cascata do Arado surge dos cursos de água de montanha, derivados do rios do Camalhão e da Teixeira que vão desaguar no rio Arado.

Porta do Campo do Gerês

A Porta do Campo do Gerês é uma das 5 Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e caracteriza-se por ser uma estrutura de receção, onde os visitantes têm acesso a conteúdos sobre os principais valores naturais e culturais do PNPG.

 Porta PNPG – Campo do Gerês
4840-030 Campo do Gerês
T: (+351) 253 351 888