Pictograma - TalheresTurismo Gastronómico

A oferta gastronómica de Terras de Bouro pauta-se pela confeção e apresentação das mais variadas iguarias, como as carnes de porco no cozido de feijão com couves ou o cabrito assado de origem biológica da Serra do Gerês, complementadas com a broa de milho, o mel do Gerês, os chás, entre muitas outras delícias tradicionais.

Cozido à “Terras de Bouro”

O cozido de Feijão com Couves é composto por feijão (amarelo) e couves-galegas dos quinteiros das terras altas expostas ao frio da região de Bouro. As carnes são de porco, “bicharoco” medrado das lavaduras gordas. Não havendo qualquer tipo de refogado na sua confecção, as couves são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe dar paladar. O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo na mesma travessa que vai ser posta na mesa.

pictograma prato - gastronomiaCabrito Biológico da Serra do Gerês

Pelas serras do Gerês e da Amarela, as cabras em rebanhos, produzem cabritos que por crescerem ao ar livre nos pastos de montanha, não sujeitos a contaminações ambientais, tornam a carne do cabrito incomparável em termos de sabor. A carne é muito mais tenra e saborosa, sendo que as variadíssimas formas tradicionais como é confecionada tornam o cabrito biológico da serra do Gerês cada vez mais apreciado e procurado, designadamente por altura da Páscoa, transformando-o num dos produtos endógenos mais emblemáticos do concelho de Terras de Bouro.

Aletria

A aletria provavelmente trazida para a Península Ibérica pelos mouros, no século VIII ou IX, incorporou-se na culinária portuguesa, passando a designar a massa de fios muito finos, com a qual se prepara uma sobremesa típica de Natal, presente em quase todas as regiões do país, onde Terras de Bouro não é excepção, podendo ser degustada nos vários restaurantes e em diferentes alturas do ano.

pictograma prato - gastronomiaChanfana de Cabra

Pelas serras do Gerês e da Amarela, as cabras andavam em rebanhos, pastoreadas por um ou mais elementos, consoante o número de cabeças, tarefa à qual se chamava de vezeira. Enquanto novas, as cabras, davam aos pastores cabritos de carne tenra, quando velhas, já inúteis no rebanho, eram abatidas e as suas carnes cortadas em postas, colocadas em vinha d`alhos e depois estufadas longamente para obter uma saborosa Chanfana.