Manhã
09h00
Santuário de São Bento da Porta Aberta, este local é considerado um dos santuários mais importantes do país, sendo mesmo o mais visitado, não mariano.
Começando a visita pela Basílica, tendo os estilos dominantes neoclássico e o neobarroco, permite o visitante apreciar o grande altar-mor em talha dourada, onde se venera o São Bento.
Ainda no recinto do santuário podemos visitar a cripta onde se destaca os painéis da vida de São Bento de autoria de Querubim Lapa.
Neste local permite ainda visitar o parque Pe. João Rodrigues, localizado mesmo em frente à basílica, oferece um local de descaço com árvores centenária e ainda permite um passeio de barco a remos.
Neste local passa ainda o trilho pedestre pr7, com um guia local permite fazer uma pequena parte deste mesmo trilho, entrando pela aldeia da seara vai se visitar a ponte da seara (ponte medieval), retorna-se ao recinto do santuário.
12h00
Almoço nos restaurantes na área.
Tarde
14h00
Saída até Carvalheira, local onde temos o santuário do Bom Jesus da Mós, monumento consagrado ao coração de Jesus.
Neste local existe a possibilidade de subir à imagem por escadarias de acesso, culminando com um pequeno terraço onde possibilita ao visitante o deslumbramento sobre a paisagem do vale do Rio Homem.
15h00
Saída em direção a Covide, onde se pode fazer uma pequena paragem no conhecido Calvário, localizando-se no centro uma a pequena capela dedicada a santa Marinha, ainda no mesmo local temos um coreto tradicional das romarias minhotas.
Ainda nesta localidade a poucos metros deste Calvário temos as Pegadas de Santa Eufémia Local este que remete para as memórias piedosas do deambular do cristianismo, onde segundo a lenda que Santa Eufémia, fugindo à perseguição de seu pai, governador romano de Braga, se refugiara nestas terras para orar num penedo, ali deixou as marcas dos seus pés e por baixo do penedo onde repousara há uma cova com o formato de uma cabeça humana. Terá sido esse o local onde descansou.
A partir de então, o penedo passou a ser chamado de penedo da Santa e está hoje assinalado, sendo um local de culto.
15h30
Continuando o itinerário vamos em direção ao Santuário da Senhora do Livramento, localizado na freguesia de Vilar, muito próximo da Via Roma a Geira.
16h00
Saída em direção à vila do Gerês, aqui têm a Capela de Santa Eufémia a padroeira desta mesma localidade.
Mandada construir por D. João V no séc. XVIII, tendo já varias obras de restauro, nomeadamente no séc. XIX e XX.
17h00
Passeio de cavalo, organizado por um operador turístico local.
Fim e regresso às origens.